Introdução a Lógica de Programação

Aprenda os fundamentos da Lógica de programação através de jogos e de um exemplo prático para calcular a média de duas notas.
Lógica de programação é a técnica de organizar o pensamento para atingir um objetivo. Esta organização pode ser descrita como uma sequência de instruções do tipo passo a passo que devem ser executadas para resolver o problema. Para começar, clique na imagem abaixo e ajude o robô a chegar nos ladrilhos azuis.

 

lightbot2

Dica:  code.org

Outra dica para “exercitar” os neurônios é jogar sudoku e xadrez.

sudoku-xadrez

Dicas para iniciar no mundo da programação:

  • Entenda o problema (não adianta sentar na frente do computador se não entender o problema)
  • Desenvolva pensando no usuário final (pense no usuário que nunca viu um computador na vida)
  • Simplifique o código (use o mínimo possível de variáveis, expressões, estruturas, etc)

Como funciona o computador:

entradaprocsaida

Tipos de dados

Basicamente temos 3 tipos de dados que podem ser armazenados nas variáveis.

  • Numérico (lida com números inteiros e reais)
  • String (consiste em letras e outros caracteres)
  • Booleano (true ou false)

tipos-de-variaveis


Exemplo prático

Como exemplo prático vamos desenvolver a lógica de um aplicativo para cálculo da média de duas notas.

Para calcular a média de duas notas, somamos as duas notas e dividimos por 2.

formula_media

Operadores Aritméticos

São operadores matemáticos que podem ser utilizados com números.

operadores-aritimeticos-java-script

O primeiro passo é escrever a fórmula de uma maneira que o computador entenda:
media = (nota1 + nota2) / 2

CUIDADO !
A regra de ordem de operações na matemática diz que divisão vem antes de soma, veja o exemplo abaixo:

2 + 2 / 2 = 3  ———– a divisão tem prioridade
(2 + 2) / 2 = 2  ——— o que está entre parenteses tem prioridade

Número de variáveis para resolver este problema: 3 (nota1, nota2 e media)

Entrada: nota1 e nota2
Processamento: media=(nota1+nota2)/2
Saída: media

Regras para nomear variáveis

  • Todos os nomes diferenciam letras maiúsculas de minúsculas
  • O nome deve começar com uma letra
  • Não usar caracteres especiais nem deixar espaços
  • Não usar palavras chaves ou reservadas da linguagem de programação
  • Definir nomes que descrevam o tipo de informação que as variáveis armazenam

*** Se o nome da variável for composto por mais de uma palavra, use uma letra maiúscula para a primeira letra da segunda palavra. (isso é conhecido como notação do camelo ou camel case)

Exemplo: mediaFinal ao invés de mediafinal

Fluxograma

É a representação gráfica do projeto. Costumo fazer uma comparação com o eletricista que ao analisar uma planta elétrica consegue entender o projeto. Usamos o fluxograma para validar requisitos e também para apresentar um projeto a diferentes desenvolvedores.

Principais símbolos:

 

fluxograma


Cálculo da média:

 

calculo-da-media

Dica:  https://www.draw.io/

Algorítimo

É a “receita de bolo” para descrever os procedimentos para executar o software. A ilustração abaixo mostra um exemplo de algorítimo para o cálculo da média.

algoritimo

Scratch

Sensacional ferramenta “free” desenvolvida pelo MIT que podemos utilizar para o aprendizado da lógica de programação. Na vídeo aula abaixo eu explico passo a passo o desenvolvimento do cálculo da média usando o scratch:

Scratch:  http://scratch.mit.edu/