Lógica de Programação

Aprenda os fundamentos de Lógica de programação através de jogos e de um exemplo prático para calcular a média de duas notas. Quem desenvolve a lógica de programação é capaz de aprender qualquer linguagem.
Lógica de programação é a técnica de organizar o pensamento para atingir um objetivo, esta organização pode ser descrita como uma sequência de instruções do tipo passo a passo que devem ser executadas para resolver o problema.

Para começar a desenvolver a lógica de programação, clique no link abaixo e ajude o robô a acender todos os ladrilhos azuis.
Lightbot

Uma dica legal também é “exercitar” os neurônios(rsrs), para isso eu recomendo jogar sudoku e xadrez.

lógica de programação sudoku xadrez

 

3 Regras para ser um bom desenvolvedor:

  1. Saber fazer(kkkkk) – Não adianta sentar na frente do computador se não entender o problema !
  2. Desenvolver pensando no usuário final (“pense no usuário que nunca viu um computador na vida”)
  3. Usar o mínimo possível de código


Como exemplo prático, vamos desenvolver a lógica de programação de um aplicativo para cálculo da média de duas notas. Para calcular a média de duas notas, somamos as duas notas e dividimos por 2, conforme fórmula abaixo:

formula cálculo da média

 

O primeiro passo aqui é escrever a fórmula de uma maneira que o computador entenda:

 

Média = nota1 + nota2 / 2

 

CUIDADO !
A regra de ordem de operações na matemática diz que divisão vem antes de soma, veja o exemplo abaixo:

 

2 + 2 / 2 = 3  ———– a divisão tem prioridade
(2 + 2) / 2 = 2  ——— o que está entre parenteses tem prioridade

 

Acertando então a fórmula, temos:

 

media = (nota1 + nota2) / 2

 

*** É uma boa prática não usar caracteres especias nas variáveis.

 

Como funciona o computador:

 

entrada processamento saída

 

No nosso exemplo:

 

Entrada: nota1 e nota2
Processamento: media=(nota1+nota2)/2
Saída: media

 

Número de variáveis: 3 (nota1, nota2 e media)

 

Algorítimo: É a “receita de bolo” para escrever os procedimentos para desenvolver o software:

 

algorítimo cálculo da média visual g

 

Fluxograma: É a representação gráfica do algorítimo. Costumo fazer uma comparação com o eletricista que ao analisar uma planta elétrica consegue executar o projeto:

 

fluxograma cálculo da média

 

Scratch: Sensacional ferramenta “free” desenvolvida pelo MIT que também podemos utilizar para aprendizado da lógica de programação:

http://scratch.mit.edu/

Na vídeo aula abaixo eu explico passo a passo o desenvolvimento deste exemplo usando o scratch:

Curso – Primeiros passos com a linguagem C

Aprenda Linguagem C de forma simples e descontraída.
Este curso ensina também Lógica de Programação e é ponto de partida a todos que desejam aprender a programar.

linguagemc