Linguagem de programação
Uma linguagem de programação é uma espécie de idioma artificial desenvolvido para expressar instruções e operações que podem ser executadas por máquinas como por exemplo o computador.
A linguagem tem uma sintaxe própria que é formada por um conjunto de símbolos e regras que definem sua estrutura e o significado de seus elementos e expressões.
Linguagem de máquina
São códigos diretamente interpretados pelo microprocessador de um computador ou um microcontrolador. A linguagem de máquina trabalha com dois níveis de voltagem. Tais níveis, por abstração, se simbolizam com o zero (0) e o um (1), também conhecido como sistema binário.
Linguagem de alto nível
Linguagem de alto nível é como conhecemos as linguagens de programação. As linguagens de programação estão longe da linguagem de máquina e mais próximas à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções e registradores por exemplo para desenvolver os programas. Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível. Embora trabalhe próxima ao hardware, a linguagem C é considerada uma linguagem de alto nível.
Algoritmo
O conceito de algoritmo é frequentemente comparado a uma receita culinária. Um algoritmo não representa, necessariamente um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa.
Fluxograma
É a representação gráfica do projeto. Costumo fazer uma comparação com o eletricista que ao analisar uma planta elétrica consegue entender o projeto. Usamos o fluxograma para validar requisitos e também para apresentar um projeto a diferentes desenvolvedores.
Principais símbolos:
Como funciona o computador:
Variáveis
Na programação utilizamos as variáveis para armazenar dados na memória. Estes dados podem ser alterados de acordo com o tempo, como por exemplo o armazenamento do valor de um sensor de temperatura.
Tipos de dados
Basicamente temos 3 tipos de dados que podem ser armazenados nas variáveis:
- String (consiste em letras e outros caracteres)
- Numérico (lida com números inteiros e reais)
- Booleano (verdadeiro ou falso)
Regras para nomear variáveis
- Todos os nomes diferenciam letras maiúsculas de minúsculas
- O nome deve começar com uma letra
- Não usar caracteres especiais nem deixar espaços
- Não usar palavras chaves ou reservadas da linguagem de programação
- Definir nomes que descrevam o tipo de informação que as variáveis armazenam
*** Se o nome da variável for composto por mais de uma palavra, use uma letra maiúscula para a primeira letra da segunda palavra. (isso é conhecido como notação do camelo ou camel case)
Exemplo: mediaFinal ao invés de mediafinal
Operadores
Os operadores são usados junto com as variáveis para processar as informações. Os operadores podem ser lógicos, de comparação e aritméticos.
Operadores lógicos
Simulador de portas lógicas:
Operadores de comparação
São usados para comparar valores dentro de uma estrutura.
Operadores Aritméticos
Aplicam-se no uso das variáveis.
Cálculo da média
Como exemplo prático vamos desenvolver a lógica de um aplicativo para calcular a média de duas notas.
Para calcular a média de duas notas, somamos as duas notas e dividimos por 2.
O primeiro passo é escrever a fórmula de uma maneira que o computador entenda:
media = (nota1 + nota2) / 2
CUIDADO !
A regra de ordem de operações na matemática diz que divisão vem antes de soma, veja o exemplo abaixo:
2 + 2 / 2 = 3 ———– a divisão tem prioridade
(2 + 2) / 2 = 2 ——— o que está entre parenteses tem prioridade
Número de variáveis para resolver este problema: 3 (nota1, nota2 e media)
Entrada: nota1 e nota2
Processamento: media=(nota1+nota2)/2
Saída: media
Algoritmo
Fluxograma
Scratch
Dicas:
- Entenda o problema (não adianta sentar na frente do computador se não entender o problema)
- Desenvolva pensando no usuário final (pense no usuário que nunca viu um computador na vida)
- Simplifique o código (use o mínimo possível de variáveis, expressões, estruturas, etc)
Super dica !
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