Introdução ao Linux

De maneira simples podemos dizer que o Linux é um sistema multiprocessado, multiusuário, multitarefa e de livre distribuição baseado no sistema Unix. O nome Linux vem da junção do nome do seu criador, o finlandês Linus Torvalds com UNIX.

Linus Torvalds
“Olá para todos que estão usando o Minix, Estou fazendo um sistema operacional free (como passatempo, não será grande e profissional como GNU) para 386, 486, AT e clones”
(Finlândia – 1991)

Projeto GNU

Richard Stallman criou em 1983 o projeto GNU, com o objetivo de desenvolver uma versão do UNIX com código fonte aberto, em 1985 publicou um manifesto e um tratado anti copyright (copyleft) intitulado GPL (General Public License). Este tratado cria a Free Software Foundation, explicando a filosofia do software livre e dando apoio aos desenvolvedores que queiram liberar o código fonte. Clique no link abaixo para conhecer o projeto GNU e a GPL.
Richard Stallman

Linux International

John “Maddog” Hall é considerado  o embaixador do Linux no mundo. Diretor executivo da Linux International, uma associação sem fins lucrativos que visa promover o uso do Linux em empresas de grande relevância na área de TI à nível mundial. Aplicou a primeira prova de certificação Linux (LPI) no Brasil.
Eu, Maddog e meu filho Victor na Campus Party 2011

LPI – Linux Professional Institute

É uma organização sem fins lucrativos, sediada na California(EUA). Constituída em 1999 pela comunidade Linux, desenvolve de forma acessível um programa de certificação em sistemas GNU/Linux reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissionais de TI.
A principal vantagem da LPI sobre outras certificações Linux é a neutralidade de distribuição, pois as provas do LPI são baseadas no Linux Standard Base, um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre as diferentes versões e distribuições do sistema operacional. A certificação LPI é, portanto, independente de distribuição.
O LPI é reconhecido como a primeira organização do mundo a defender e ajudar o uso profissional do Linux, Open Source e Free Software através de certificação profissional. Os exames de certificação do LPI são aplicados em milhares de lugares no mundo, em vários idiomas e com o apoio de empresários, fabricantes e instrutores, sendo uma das certificações mais procuradas no mundo.


Entrevista com José Carlos Gouveia (representante LPI da América Latina)

Clique aqui para assistir

TUX

Mascote oficial do Linux, criado em 1996 por Larry Ewing com o uso da ferramenta GIMP. A idéia do mascote ser um pinguim veio do próprio Linus Torvalds.
tux linux

Recorte e cole:

Clique para download

Distribuições

O Kernel do Linux é único e controla o HARDWARE, conforme ilustração abaixo:
Uma distribuição Linux é formada pelo Kernel mais um conjunto de aplicações e serviços, tudo é empacotado e distribuído fazendo do Linux um sistema altamente personalizável que funciona em diferentes arquiteturas de hardware.
Por ser de livre distribuição encontramos muitas versões do Linux. O link abaixo mostra uma linha do tempo com as principais distribuições e suas derivações:

Distribuição Debian

Clique no link abaixo para saber tudo sobre o Debian. (O sistema operacional universal)
debian 8 jessie
Jessie (Debian 8) – Suporte até 2020

Linux e o mercado corporativo