Primeiros passos com Java

Aprenda Java de forma simples e prática. Este curso também ensina Lógica de Programação (aplicada a Linguagem) e é ponto de partida à todos que desejam aprender a desenvolver em Java.

O que é Java?

O Slide abaixo conta um pouco da história do Java, a linguagem de programação mais usada no mundo!

 

 

Aula 1 – Ambiente de desenvolvimento

Nesta aula nós vamos aprender a preparar o ambiente de desenvolvimento, instalando as ferramentas necessárias para desenvolver em Java e também configurar o PATH no Windows para compilar e executar o Java no ambiente do sistema.

 

Link para instalação do JDK
Link para obter o Notepad++

Caminho para configuração do PATH no Windows (instruções na vídeo aula)

path-2Bjava-2Bwindows.png

Aula 2 – Hello World

Nesta aula vamos fazer o famoso “Hello World” e dar o 1º passo para aprender a linguagem Java.

 

 

Aula 3 – Fundamentos

Nesta aula vamos aprender os fundamentos da Linguagem Java.

 

 

Aula 4 – Variáveis

Nesta aula vamos aprender a trabalhar com as variáveis dentro da Linguagem Java. Nas próximas aulas veremos mais exemplos de outros tipos de variáveis.

 

 

Aula 5 – Scanner

Nesta aula vamos aprender a trabalhar com a classe Scanner que é usada para entrada de dados no sistema.

 

Aula 6 – IDE NetBeans

Nesta aula nós vamos aprender a trabalhar com a IDE NetBeans. A IDE integra todas as ferramentas necessárias ao desenvolvimento do Java, agilizando e facilitando o desenvolvimento dos projetos.

 

Link para obter o NetBeans:

https://netbeans.org/downloads/

 

Aula 7 – Estruturas condicionais

Nesta aula nós vamos aprender a trabalhar com a estrutura if-else e também organizar o projeto em pacotes.

 

 

Aula 8 – Calculadora de Média

Nesta aula nós vamos desenvolver uma calculadora de média e usar a classe DecimalFormat para formatar casas decimais. Esta aula aplica a lógica de programação que vimos no artigo abaixo, dentro da linguagem Java. Recomendo a leitura deste artigo antes de prosseguir:

 

 

Aula 9 – Tabuada

Nesta aula nós vamos aprender a trabalhar com laços de repetições (estrutura for) e o melhor exemplo é a criação de uma tabuada.

 

 

Aula 10 – Jogo do DADO

Nesta aula vamos aprender a trabalhar com a classe Math.random para gerar números aleatórios e também vamos conhecer a estrutura “do while”, desenvolvendo um simples jogo de dado.

 

 

Aulas 11 – switch case

Nesta aula nós vamos aprender a trabalhar com a estrutura condicional switch case e também vamos entender as funções.

 

 

Aulas 12 e 13 – jokenpo

Estas aulas ensinam a desenvolver o jogo “Pedra – Papel – Tesoura” e junta tudo que aprendemos até agora. Também vamos aprender a publicar este jogo (gerar o arquivo executável .jar).
 
jokenpo-l-25C3-25B3gica.jpg

 

Aula 14 – Array

Array ou Vetor é uma estrutura de dados indexada que otimiza o uso de variáveis, podendo armazenar uma determinada quantidade de valores do mesmo tipo.
Simplificando: Array ou Vetor pode ser entendido como um tipo de variável especial.

 

array-2Bjava.gif 

Os dados armazenados em um array são chamados de elementos(itens) do array. Para localizar a posição de um item em um array usamos um número inteiro denominado índice do array(posições).


Aula 15 – Jogo de Cartas

Esta aula traz um sensacional exemplo de uso de array.


Aula 16 – Array Multidimensional

Array Multidimensional ou “Matriz” pode ser considerado um array de arrays.
Um array de duas dimensões por exemplo forma uma tabela. No exemplo abaixo podemos observar um array multidimensional para armazenar as notas bimestrais de matemática e português de um determinado aluno.

tabela-array.jpg

Na vídeo aula abaixo vamos usar um array multidimensional para criar uma agenda de contatos:

 


Folha de cola – Java Syntax Cheat Sheet

java_folha_de_cola.jpg

Super Dica:

Continue seus estudos em Java fazendo gratuitamente o curso abaixo indicado (com direito a certificado):

curso basico java