Como turbinar o Windows

Neste post vou passar algumas dicas para ajustar o Windows e deixar o seu computador mais rápido. Todas as dicas aqui são testadas e aprovadas(rsrsrs). Algumas dicas são muito simples, outras são mais avançadas e algumas exigem “coragem” (kkkkkk).

ATENÇÃO !

Antes de mais nada faça um BACKUP do que é importante para você. Todos os procedimentos aqui indicados são inofensivos para o hardware e valem para o Windows 7, 8 e 10. Alguns ajustes só serão possíveis nas versões do Windows Professional ou superiores. Os exemplos deste post serão baseados no Windows 7 Professional 64 e também no Windows 8.1 Pro 64, mas o raciocínio é o mesmo para as outras versões do windows. Partirei também do princípio que o seu computador (ou notebook) não tem nenhum problema relacionado a hardware.

1ª Dica:  Ative todos os núcleos do processador.

Por padrão o Windows inicia apenas com um núcleo de processador. Podemos diminuir o tempo de inicialização do Windows ativando todos os núcleos.

1º Passo) Saber quantos núcleos tem o seu processador.
Para isso clique no link abaixo para fazer o download do CPU-Z. Execute o aplicativo e anote o número de núcleos(cores) conforme indicado:
cpu-z

verificando número de núcleos do processador com cpuz

 

2º Passo) Pressione as teclas “Windows” “R” simultaneamente e digite msconfig 
3º Passo) Clique em Inicialização do Sistema e Opções avançadas:
4º Passo) Ativar núcleos, conforme ilustrações abaixo:

 

msconfig windows


msconfig opções avançadas

 

Ative a “caixinha” número de processadores e marque a quantidade de núcleos que serão usados na inicialização do Windows :

ativando todos os núcleos do processador


*** Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito. 

2ª Dica: Ajuste a memória virtual.

A memória virtual é um espaço em HD que o Windows usa como apoio ao sistema. Não aconselho desativar, mas por padrão o sistema fica calculando a todo momento quanto será necessário reservar. Evitar este “cálculo” economiza recursos de processamento.

Digite o mesmo valor para tamanho inicial e tamanho máximo, adotando o seguinte procedimento:

– Vá em propriedades de sistema e selecione a aba avançado, em desempenho clique em configurações, novamente selecione a aba avançado, e em memória virtual, selecione alterar (não mexa em outras configurações), vai abrir outra janela, desmarque a opção “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades”. Selecione tamanho personalizado e digite em tamanho inicial e máximo o valor que o Windows sugeriu como recomendável. Clique no botão definir (importante) e depois em OK. Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito. A figura abaixo ilustra todo este processo. (Clique para ampliar)
ajustando a memória virtual no windows

 

3ª Dica: Turbine a Internet.

1º passo) Verifique a velocidade de download e upload de sua internet.

Feche todos os programas que estejam em execução (facebook, utorrent, etc). Jamais desative o antivírus, nem por um segundo. Feche apenas os programas em execução.Para verificar a sua velocidade acesse o link indicado abaixo:
https://simet-publico.ceptro.br/

testando a velocidade da internet

Procure fazer a medição em horários diferentes. Se o valor informado estiver muito abaixo do que foi contratado, ligue para a prestadora de serviços e informe o problema. Aconteceu comigo, eu tenho um plano de 30 Mb e nas medições davam em média 16 Mb. Acionei a prestadora do serviço e o problema era uma emenda mal feita, depois que o técnico refez a emenda, a média ficou bem próxima dos 30 Mb e as vezes até passa.


2º passo) Desative as reservas.

O Windows 7, o Windows 8 e o Windows 10 fazem reservas da largura de banda (essas reservas são normalmente usadas no update do windows). Libere os 20% de largura de banda que o Windows 7 reserva e os 80% que o windows 8 reserva para o update. Este ajuste só é possível nas versões professional ou superiores, em outras versões do Windows (home, starter, etc) não vai ser possível este ajuste. Clique na barra de pesquisa rápida ou pressione a tecla [Windows] e a tecla [R] simultaneamente.

Digite:  gpedit.msc

Muita atenção agora !
Do lado direito (sempre) clique duas vezes em configurações do computador e depois em modelos administrativos, em seguida clique em rede e depois em agendador de pacotes QoS. Clique em limitar largura de banda reservável, mude a opção Não Configurado para Ativado, você irá observar o valor 20 (windows 7) e 80 (windows 8), altere para zero (0) e em seguida clique no botão aplicar e depois em OK. As figuras abaixo ilustram passo a passo este processo:


removendo a reserva de largura de banda de internet do windows

Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.


3º passo) Navegador de Internet

Experimente usar outro navegador de internet, como por exemplo o Google Chrome ou o Firefox. Aqui também vale outra dica com relação a spywares, que modificam o comportamento do navegador abrindo páginas esquisitas e instalando complementos sem você saber. Verifique sempre o seu navegador de internet e mantenha as defesas em dia.

Super dica do professor Ramos para turbinar a internet no Windows 10:

 

4ª Dica: Defenda o seu Computador.

Problemas de segurança são os que mais afetam o desempenho do computador. Precisamos ter certeza que o PC está limpo, e para isso precisamos ter as defesas instaladas e atualizadas. Jamais instale 2 ou mais antivírus juntos, o PC fica lento e os antivírus perdem a eficiência. O mesmo vale para o anti spyware e para o firewall. Existem soluções integradas que são “pesadas”. O antivírus free que também é anti spyware mais “leve” que eu recomendo é o Microsoft Security Essentials da própria Microsoft. Existem outros antivírus que são excelentes também, mas na minha opinião ninguém melhor que a Microsoft para conhecer o Windows (rsrs). Segue abaixo o link para download no Windows 7 (gratuito). 
Security Essentials

 

antivírus windows

 

Observação: O Windows 8 e também o Windows 10  já vem com antivírus e anti spyware instalados.
Atualize o antivírus e faça uma varredura completa no seu computador.

*** Não instale nunca mais de um antivírus, anti spyware ou firewall no PC.

Firewall:

Vá para painel de controle -> Sistema e segurança e verifique o status do firewall do windows, tudo deve ficar verde, caso não esteja, ative o firewall (ferramenta para impedir invasões).

 

configurando o firewall no windows


Removendo Malwares do seu computador

Malwares são softwares maliciosos que se infiltram no sistema operacional e também nos navegadores de internet com o intuito de causar alguns danos, alterações e roubo de informações. Para remover estes softwares maliciosos iremos utilizar o Malwarebytes que pode ser obtido gratuitamente no link abaixo:

malwarebytes

Siga os passos indicados abaixo para instalação e remoção dos malwares:

anti malware windows


removendo spyware e malware do windows

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5ª Dica: Atualize todos os drivers do seu PC


1º passo) Driver da placa de vídeo:


Existem 2 atualizações que podem ser feitas e melhoram o desempenho de hardware da placa de vídeo. Descubra o modelo de sua placa, para isso use o CPUZ (instalado na 1ª Dica) ou abra as propriedades de sistema, clicando em gerenciador de dispositivos. Anote o modelo de seu adaptador de vídeo, conforme indicado abaixo:

atualizando driver nvidia no windows


Vamos usar este exemplo. O vídeo é Nvidia Geforce 9500 GT. O fabricante neste caso é a NVIDIA, acesse o site deste fabricante e baixe o driver atualizado correspondente a sua placa e sistema operacional. Verifique sempre atualizações periódicas do driver. O driver é um software que controla o hardware, quanto mais atualizado o driver, mais desempenho sua placa terá e como conseqüência mais rápido será o seu PC.

Atualizando o Direct X


Outra atualização importante é o Direct X, usado pelo sistema operacional para controlar recursos gráficos, acesse o link abaixo e execute no seu computador.  Reinicie na sequência o PC.
ttp://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=35
 
2º passo) Outros drivers:
 
As vezes o Windows não identifica um driver ou identifica de forma genérica. Instalar corretamente o driver do próprio fabricante do hardware é essencial não só para o funcionamento do hardware, como também para aumento do desempenho. Os fabricantes disponibilizam o driver pela internet. Como o driver é um software que gerencia o hardware, está sujeito a atualizações. Existe um aplicativo fantástico, que identifica todo o seu hardware e procura automaticamente para você o driver correspondente, inclusive te avisando se houver atualizações futuras. Clique no link abaixo para fazer o download e instalar este aplicativo:
Siga os passos indicados abaixo e deixe o aplicativo encontrar todos os drivers.

Importante! Atualize um driver por vez.

instalando e configurando drivers no windows com slimdrivers

6ª Dica:  Faça uma faxina no Windows

O computador possui uma série de arquivos que são registrados a todo momento para armazenar informações do sistema, cookies de navegação de internet, históricos, arquivos temporários, etc. Com o tempo estes arquivos vão aumentando e deixando o computador lento. Fazer uma faxina periodicamente para eliminar este lixo eletrônico ajuda a manter o computador rápido. Existe um aplicativo sensacional que faz esta faxina no computador (o CCleaner), clique no link abaixo para fazer o download:

ccleaner

Siga os passos abaixo para instalação do aplicativo e no final clique em analisar para começar a faxina:


fazendo uma limpeza de arquivos no computador

 

 

 

 

ATENÇÃO: 
As dicas a seguir são avançadas e exigem um pouco mais de conhecimento técnico. Não esqueça do BACKUP !

7ª Dica:  Desative serviços na inicialização

Ao iniciar o Windows alguns serviços iniciam junto consumindo recursos de memória, processador e internet. Por exemplo um aplicativo da impressora que verifica atualizações de software, ou as vezes até um vírus ou spyware. Se você usa o computador em casa, normalmente os únicos serviços que precisam ser iniciados junto com o Windows são as ferramentas de defesa(antivírus) e drivers. Desativar outros serviços não significa desinstalar, apenas deixar a decisão de atualizações e uso com você. Neste exemplo da impressora, se eu quiser atualizar o software eu mesmo faço isso, liberando os recursos do computador.

Pressione as teclas “Windows” “R” simultaneamente e digite msconfig:

msconfig serviços de inicialização

Vá na aba Inicialização de Programas, aparecerá a janela abaixo:

inicialização de programas no windows

*** Anote as caixas que estão marcadas.

Tudo que está marcado inicia junto com o Windows, desmarque tudo exceto o antivírus e os drivers que controlam o seu hardware (placa de vídeo, rede, etc).  Após desmarcar as opções, reinicie o Windows, irá aparecer uma janela que diz que houve alterações e blá blá blá, marque a caixa que diz para não aparecer mais este aviso. Certifique-se que o seu antivírus está OK e verifique o comportamento do seu Windows, caso alguma coisa esteja errada, execute novamente o msconfig e vá marcando as opções conforme anotações feitas anteriormente.

 

CUIDADO !!!
 Estas 3 últimas dicas, além de avançadas são só para os corajosos (kkkkkkk)!

Brincadeiras a parte, estas três últimas dicas aumentam muito o desempenho do Windows, inclusive é uma opção para instalar o Windows 7 em máquinas mais antigas, porém existe alguns riscos.


8ª Dica:  Desative a restauração do sistema

A restauração do Windows é como se fosse uma máquina do tempo que faz o computador voltar a um estado anterior antes de ter acontecido o problema sem afetar os documentos. Por exemplo: Você instalou um joguinho que deixou o Windows travado ou pegou um vírus que corrompeu o Windows e agora o PC não inicializa mais. Em ambos os casos é possível tentar a restauração do sistema, voltando no tempo antes de ter instalado o jogo ou corrompido o sistema com um vírus. Para isso o Windows consome recursos de processamento, memória e espaço em disco. Desativar esta opção vai deixar o seu computador muito mais rápido, em compensação se der algum problema como os exemplos descritos você vai precisar provavelmente formatar o seu PC. É uma decisão difícil (rsrs). O importante é sempre ter uma rotina de backup. Vamos lá !
  • Pressione simultaneamente as teclas “Windows”  “Pause Break”
  • Vai abrir a janela de sistemas
  • Clique em configurações avançadas de sistema
  • Selecione a aba Proteção do Sistema, conforme indicado abaixo:
ajustes avançados no windows para melhorar o desempenho

Clique em configurar e desative a Restauração do sistema, aproveite também para excluir os pontos de restauração criados. As figuras abaixo ilustram este processo:

desativando a restauração do sistema no windows


*** Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.


9ª Dica:  Desative os efeitos visuais no Windows

Outra dica polêmica, principalmente no Windows 7. A ideia aqui é abrir mão dos efeitos visuais (interface aero, sombreamento, animações, etc) que consomem recursos enormes do computador. Você abre mão da “beleza” mas ganha velocidade. Outra decisão difícil (rsrsrs).

  • Pressione simultaneamente as teclas “Windows”  “Pause Break”
  • Vai abrir a janela de sistemas
  • Clique em configurações avançadas de sistema
  • Clique na aba Avançado,  Desempenho e Configurações conforme ilustração abaixo:
ajustes de desempenho no windows 7 8 10
Selecione a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho” e na sequência personalize, marcando as caixas:


– Mostrar miniaturas em vez de ícones
– Usar estilos visuais em janelas e botões

A figura abaixo ilustra este processo.
turbinando o windows 7 8 10


10ª Dica:  Otimize o registro do Windows

Aqui o bicho pega(rsrs). O registro do Windows é como se fosse um diário de bordo de um navio, onde tudo que acontece é anotado. Um passo em falso aqui e o Windows “morre”(rsrsrs). Vamos fazer um ajuste que acelera o menu (windows7) e também uma “limpeza” no registro (Windows 7 e 8). 
Pressione as teclas “Windows” “R” simultaneamente e digite regedit

regedit windows 7 8 10


  • Expandir a chave HKEY_CURRENT_USER
  • Expandir a chave Control Panel
  • Selecionar Desktop
  • Lado direito: Clicar em MenuShowDelay
  • Alterar o valor 400 para 0


A figura abaixo ilustra todo este processo:

configurando o registro do windows para acelerar menus e janelas


Reinicie o PC para que as alterações tenham efeito.

Como o sistema está sempre em mudanças, aqui também se acumula “lixo”. Fazer uma limpeza no registro melhora o desempenho do Windows (todas as versões). Para esta “faxina” vamos novamente usar o CCleaner que foi instalado na 6ª dica:
  • Execute o CCleaner
  • Selecione a opção Registro
  • Clique em procurar erros
  • Clique em Corrigir erros. (Faça uma cópia do registro, conforme orientações do CCleaner)


A figura abaixo ilustra este processo:

limpeza do registro do windows com ccleaner